A professora Dirce da turminha de 2º Ano está sempre procurando dinamizar suas aulas diversificando as atividades pedagógicas, tornando-as atrativas e interessantes, e com isso sua turma tem produzido textos com muita riqueza, criatividade e desenvolvendo o raciocínio lógico matemática através do lúdico. E o mais importante é que as crianças adoram tudo que ela leva pra sala.
Folheando um livro que encontrou na instante da sala dos professores descobriu a “História Maluca” e não pensou duas vezes. Visualizou uma aula com essa sugestão de produção e texto e percebeu que seria mais um sucesso com as crianças. O livro “Construindo a Escrita – Letramento e Alfabetização Linguística - Carmen Silvia Carvalho – Ed. Ática – logo pelo titulo chamou sua atenção”.
“… quando vi a palavra letramento logo me interessei, pois me preocupo muito com o letramento de minha turma, considero muito importante, pois a alfabetização pode se transformar em conhecimento e cultura.” – explica a professora Dirce.
Como funciona a “História Maluca”? Vamos falar dos objetivos:
- Propiciar situação de leitura;
- Melhorar a criatividade;
- Compreender a importância de utilizar nas produções de textos: artigos, adjetivos, verbos;
- Enriquecer o vocabulário;
- Aprimorar ou desenvolver a atenção;
- Aprender brincando;
História Macuca – passo a passo
Material:
Cartaz para completar o texto;
Fichas com letras de A I – (para nomear os grupos de alunos);
Estratégia:
Cada aluno de cada grupo (de A I) joga o dado e completa a lacuna do texto com a palavra correspondente ao número sorteado e o jogo prossegue até que todas as colunas sejam preenchidas;
Terminado o texto: fazer a leitura, criar com os alunos um título para a história e registrar no caderno.
Um exemplo: (seis o números máximos do dado)
Grupo A Grupo B Grupo C
- Uma bruxa sonhador (a) fazer trancinhas
- Uma princesa malvado (a) tomar banho de lua
- Um dragão envergonhado socar vilões
- Uma sereia atrapalhado (a) assustar criancinhas
- um porquinho muito forte fumar charutos
- um super- herói fedorento se afundar na lama
Grupo D Grupo E Grupo F
- do armário ovelhas soltando pum
- da floresta galinhas mergulhando
- do mar golfinhos chutando bola
- do banheiro fadas madrinhas voando
- do chiqueiro criancinhas botando ovos
Grupo G Grupo H Grupo I
- atacar fugiram apavorados(as) viveram
- pentear todos deram boas gargalhadas fugiram
- cantar parabéns desmaiaram ficaram
- contar piadas começaram a chorar morreram
- arrotar foram deitar sonharam
- rebolar deram cambalhotas cantaram
E os alunos curtiram muito essa aula, onde foram questionadas as absurdidades que saíram no texto final após muitas risadas divertidas!
Escola Classe 02 do Arapoanga
Por: Júlia Virginia de Moura e Sandra Dantas – SEAA – Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!