sexta-feira, 20 de setembro de 2013

“O Alfaiate Valente” - 3º Ano “G”- Prof.º Diego - Aula de Artes - Teatro de Mímica

DSC07601

“A criança começa espontaneamente a exteriorizar sua personalidade e suas experiências Inter-individuais graças aos diferentes meios de expressão que estão a sua disposição: desenho e a modelagem, o simbolismo do jogo, a representação teatral (que procede imperceptivelmente do jogo simbólico coletivo), do canto…” - Jean Piaget sobre a Criança e a Expressão Artística.

      O professor Diego se surpreendeu com seus alunos, na aula de Artes, com  a criatividades que resultou numa representação teatral de mímica. O momento foi registrado no vídeo abaixo.

DSC07604       Os alunos do 3º Ano “G” são sempre estimulados a se expressarem  pela linguagem escrita, oralmente, ou  desenhos… Na aula de artes foi planejada, pelo professor, uma contação de histórias, para motivá-los a   construir  contos a  partir de  personagens e suas características retirados um conto clássico dos Irmãos Grimm – “O Alfaiate Valente” – e em seguida a expressão artística, através de desenhos e ilustrações.

        Os alunos  incentivados em suas criatividades, espontaneamente, após, a criação dos contos passaram a representar personagens e cenas do conto motivador.

      DSC07607   DSC07602

        Vamos ver o passo a passo que gerou nada mais, nada menos que um teatro de mímica.

       Antes de ler o conto “O Alfaiate Valente”, um conto clássico dos Irmãos Grimm recontado pela escritora alemã Arnica Esterl e revalorizado pelas fascinantes ilustrações do casal Olga Dugina e Andrej Dugin, conta, com  riqueza de detalhes,  a história de um  alfaiate que, graças a sua astúcia e inteligência, é considerado o mais valente dos homens. A beleza das imagens, quase surrealistas, faz com que o leitor se debruce sobre as páginas do livro e mergulhe em um mundo absolutamente fantástico.

    Antes, de realizar  o conto, o professor Diego, selecionou os principais personagens e tudo que os caracterizava, desenhando-os no quadro, explorou com os alunos todos os conhecimentos que tinham de cada um:

clip_image0011 - o alfaiate; o que é um alfaiate? objetos que usa no seu trabalho…

2 - o cinto com a escrita: sete de um golpe só!

clip_image0023 - um gigante;

4 - sete moscas voando;

5 - o rei.

          Em seguida os alunos fizeram a construção de contos, individualmente usando os elementos apresentados, de acordo com os personagens do conto “O Alfaiate Valente”. Os contos foram orais e bem criativos, pois não se basearam no conto original.  .

        Aí, então, é que o professor fez a leitura do “Alfaiate Valente”. Ao terminar solicitou que os alunos fizessem o reconto, quando tudo aconteceu. O conto é muito rico em detalhes e chegou a uma parte que os alunos se perderam e o professor recomeçou a leitura, e enquanto relia percebeu os alunos fazendo mímicas para os trechos do livro e propôs  que a representação por mímica fosse pra valer: os papeis foram definidos, os alunos se organizaram, cada cena foi "ensaiada" rapidamente. E a produção estava feita coincidindo com o dia de aula de artes, que seria trabalhado apenas desenhos e pinturas.

       “Ao reler a história para a turma algo surgiu fora do planejamento. enquanto lia novamente percebi os alunos reproduzindo as ações narradas na história com interpretações acanhadas, mas fieis aos relatos. Então percebi a oportunidade…”, relata o professor Diego, maravilhado com o trabalho criativo dos alunos.

Veja no vídeo

:

       A mímica  é uma forma de exprimir pensamentos e sentimentos através de símbolos, como gestos e sinais; assim, ela integra a ciência da simbologia, a sematologia, utilizada como meio de expressar o que se passa na mente e no campo emocional através das linguagens que não se valem das palavras.

     Nos dicionários é possível encontrar uma definição mais geral desta expressão – transmissão de mensagens por meio de elementos da comunicação que dispensam o uso de vocábulos; ato de arremedar o outro, de reproduzir gestos, propriedades, manifestações faciais ou deslocamentos de outrem.

      Este meio de expressão pode se resumir a uma simples brincadeira, um jogo, ou uma categoria artístico-cultural, conjugada ao teatro ou drama, fundamentando-se, assim, na mobilidade e nos gestos como elementos expressivos. Desta forma, é possível narrar uma história ou relatar um evento se valendo da mímica.

      A mímica, enquanto gênero teatral pode ser Literal, quando o intérprete narra enredos, relata eventos, elabora contextos ou gera atmosferas concretas por meio de movimentos e do gestual apropriado; ou abstrata, quando o profissional enfoca situações nada racionais, baseando suas expressões em símbolos e recursos abstratos.

      A expressão criativa e espontânea dos alunos do professor Diego surpreendeu, porque sempre o ser humano surpreende quando é dada a ele estímulos positivos, autoestima elevada, a liberdade de se comunicar, de mostrar todo o seu potencial. E o professor tem o mérito de favorecer aos seus alunos, e todas as aulas, “a liberdade de ser”.

Parabéns ao professor Diego pelo trabalho que desenvolve com seus alunos e à sua turma, 3º Ano “G”!

Por:  Júlia Virginia de Moura e Sandra Dantas- Pedagogas da Escola Classe 02 do Arapoanga - SEAA – Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!