Na aula de produção de textos, da turma do 5º Ano “J”, turno vespertino, a professora Geniane motivou os alunos para uma produção de texto bastante provocativa do imaginário, o gênero ficcional do terror, lendo trechos do livro “O Casarão da Esquina” do autor Maicon Tenfen, com os objetivos de:
_ Aprender o conceito de histórias de terror;
_Desenvolver leitura e interpretação desse tipo de história;
_Fazer leitura de textos, imagens e vídeos que abordem a temática das aulas;
_Produzir histórias desse gênero textual
A Professora Geniane leu para os alunos trechos do conto “O Casarão da Esquina” que ressaltam os dois personagens principais e o local onde se passa a trama:
1 - Um homem velho e sinistro que costuma levar para casa os sapos que encontra na rua, mas não sem antes beijá-los na cabeça, nos olhos e na boca.
2 - Dinho, engraxate vindo de família pobre, que resolve seguir o misterioso homem dos sapos com a intenção de descobrir onde ele mora para assaltar a despensa da casa.
3 – Local onde se passa a trama: um velho e macabro casarão de três andares, repleto de portas e janelas, uma delas com vidraça quebrada.
Após esta introdução a professora fez uma enquete sobre a opinião dos alunos: que espécie de trama se desenvolveria através destes personagens e naquele local estranho? Pois depois de estudar bem o local e arquitetar um plano, Dinho resolve invadir o macabro casarão. O que será que iria acontecer?
Sinopse do Conto:
Certo dia dois amigos viram um homem velho beijar um sapo, os meninos pobres seguiram o homem até a sua casa, os meninos tentaram roubar a casa atrás de comida só que um desistiu , o outro invadiu a casa , o sapo que o homem beijou trancou sua passagem quando de repente apareceu o homem que na verdade era o diabo o homem empurrou o menino num buraco cheio de sapos que despertavam de um transe diabólico e assim acaba a história.
Após toda discussão em torno do tema, os alunos leram um capítulo do livro e em duplas, criaram suas “histórias assustadoras” no primeiro momento, o conto oral para toda a turma e depois registraram as ideias de acordo com as orientações que a professora colocou na lousa:
Após serem lidos, os textos, foram ilustrados e exposto no mural da sala, veja uma transcrição de um texto antes da correção:
Família no Cemitério
Um dia uma família estava passeando com o pai derepente ( leia de repente) o carro enguiça na frente do cemitério. O pai e a mãe chamados Alex e Júlia foram procurar ajuda e falaram para as crianças não saírem do carro.
O irmão mais velho, Juliano cuidou do Júnior, Matteus e Lariça. Eles saíram do carro porque estava quente. O Matteus correu para o cemitério, Lariça e Júnior foram juntos, a irmã mais velha correu para achalos (leia achá-los).
Júnior foi a tumba do rei do popi, Matteus foi a tumba do avô, Juliana parou no caixão do bob marley, Lariça no caixão de Elvis Presley. Derepente (leia de repente) o Michael Jackson saiu do caixão e começou a matar o Júnior e os outros três. O único que se salvou foi Matteus, ele correu para o carro e a chave estava no carro, imitou o pai como ele dirigi tropelou (leia atropelou) os mortos .
Quando os pais voltaram ele começou a chorar e gritar.
Válbio e Heloísa
(Terror com muito humor!!, parabéns aos aluno Vábio e Heloísa)
Os textos são corrigidos pelos próprios alunos com a revisão da professora e as dicas dos aspectos estruturais do texto, erros ortográficos…
A turminha curtiu muito soltar a imaginação e escrever “histórias assustadoras” com muita criatividade!
Atenção!
As postagens do blog são feitas pelo Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem – SEAA - que acompanha o trabalho pedagógico dos professores em sala de aula.
Por: Sandra Dantas e Julia Virginia de Moura – SEAA – Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem
Escola Classe 02 do Arapoanga – Planaltina – DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!