domingo, 23 de junho de 2013

“Poesias na Sala de Aula”- 2º Ano D–`Profª Lorena–Troca de Experiências na “V Coordenação Coletiva Especial/2013”

clip_image001No segundo momento da V Coordenação Coletiva Especial/2013, após os professores passarem por diversas Oficinas de Formação Continuada, foi a vez dos professores trocarem projetos, experiências e práticas pedagógicas que levam para suas salas de aula e que tem excelentes resultados.

        A professora Lorena do 2º Ano “D”, séries iniciais, sentindo que o gênero literário poético tem sido pouco vivenciado no cotidiano das pessoas, construiu um projeto de leitura/escrita para sua turma, com o objetivo de resgatar essa forma tão peculiar de expressão de sentimentos, ideias e pensares do ser humano.

        No mundo moderno o que se lê, principalmente através da mídia  tecnológica, é uma leitura quase sempre silenciosa, com exceção da música que pode ser ouvida e cantada com muito ritmo, mas que anda tão desprovida de  sentimentos, emoções, e poesia.   Levar a poesia para sala de aula para ser  lida, em voz alta, com entonação, rimas, emoções,  expressões natas de todo o ser humano passou a ser um projeto de resgatar essa literatura tão esquecida e que vai se perdendo aos poucos, e não  há lugar melhor para isso que na escola e numa turma de crianças tão receptivas aos novos conhecimentos.

      “A poesia deve ser antes de tudo, lida, ouvida, cantada, sentida, degustada e vivenciada, porque o ser humano é um ser poético. A criança vive a poesia através das brincadeiras, da invenção de rimas, dos trava-línguas, músicas.”  .

clip_image002    Uma vez por semana, a professora, leva para

sala de aula diversos textos poéticos e desenvolve atividades de leitura com entonação de voz, declamação de quadrinhas, e os alunos ilustram os textos que são reservados para a construção de um livro de poesias. No final a professora espera com esse trabalho que cada aluno escreva sua própria poesia.

Objetiva ainda                                                : clip_image003

  • Estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno.
  • Incentivar os alunos o hábito por leitura de poesias.
  • Leitura, escrita e reescrita de poesias de autores conhecidos.
  • Vocabulário, construção de palavras clip_image004(uso do alfabeto móvel para os alunos silábicos), avanço nas hipóteses da psicogênese, separação de sílabas, construção de frases.
    • A primeira poesia escolhida foi “A Borboletas”  de Vinicius de Morais 

    clip_image005

    clip_image006

As borboletas

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então...
Oh, que escuridão!

     A criatividade da ilustração ficou com as crianças. Cada um dos alunos expressou à cor, o tamanho, a paisagem por onde passavam essas borboletas, já na primeira poesia participando a poesia do autor.

     Outras poesias já fazem parte da coletânea e a professora acredita que sua turminha já está sentindo que ler e escrever podem ser muito bom, muito importante, e que podem também ser, também, bons escritores como estão aprendendo a ser bons leitores.

clip_image007

clip_image008 clip_image009

V Coordenação Coletiva Especial/2013 ”-Formação Continuada e Troca de Experiências”

Escola Classe 02 do Arapoanga

Por: Sandra Dantas e Júlia Virginia de Moura – SEAA

Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!