terça-feira, 25 de junho de 2013

“Eu Sou o Caçador”– Viagem Imaginária ou História Ginasticada–Profª Rosane Santos–1º Ano “B”

DSC06611     Esta atividade que a Profª Rosane apresentou durante a V Coordenação Coletiva Especial/2013, no momento de “Troca de  e Práticas Pedagógicas entre Professores”, foi realizada com os professores e foi bem lúdica e divertida.

     A professora relatou que esta técnica que tem como objetivos:

  •   Estimular, na criança, o desenvolvimento da criatividade, da percepção, imaginação,observação, raciocínio lógico através da  psicomotricidade.
  • Promover o desenvolvimento da audição e linguagem através da estimulação da discriminação e memória auditiva.

      Uma vez por semana ou quinzenalmente, entre as atividades lúdicas de estimulação da psicomotricidade, a Profª Rosane realiza com sua turma esta atividade conhecida como “Viagem Imaginária” ou “História Ginasticada”.

      Esse tipo de atividade  é aquela em que a professora contando  a história ao mesmo tempo executa os movimentos sugerido, e as crianças vão seguindo-o.
        As crianças se posicionam em círculo, de pé ou sentadas, de acordo com os movimentos corporais que a história vai solicitar delas. A professora   explica que elas deverão realizar os movimentos de acordo com a história contada.

      Neste vídeo a professora Rosane demonstra a técnica da “história imaginária” e os professores acompanham os movimentos, a história é “Eu Sou O Caçador”.

 
     A professora possui diferentes história para cada momento e deixa aqui outra historinha que pode ser usada em turmas de alfabetização.
      BONECO DE BORRACHA

Era uma vez um boneco de borracha que ficava de todos os jeitos com o corpo, mas não falava, não fazia barulho e mexia-se bem devagar.

     Ele gostava de passear no jardim, olhando as flores coloridas, os pássaros, as borboletas e as abelhas que voavam no alto.

     De repente, veio um vento forte...Nossa! O boneco de borracha ficou torto e agora ele anda todo torto, virado só para um lado. E assim ele continuou o passeio.

     Ufá! O vento parou, e ele então voltou ao normal.Agora conseguia andar tanto para frente como para trás.

   caber numa caixa de sapato.Bem pequeno mesmo!   O vento voltou de novo.Aí, ele entortou-se para frente e anda olhando para baixo.Parece até que procura alguma coisa no chão.

     Mas, de repente, o vento mudou de direção e fez o boneco entortar-se para trás.Agora ele só vê o que está lá no alto: o céu, os pássaros e as borboletas.

     Finalmente,o vento parou de vez.O boneco de borracha endireitou-se e continuou o passeio observando tudo o que estava ao seu redor.

     Engraçado é que quando o boneco de borracha chagava perto de uma árvore ficava bem magrinho e bem comprido, do tamanho da árvore.Então, o boneco andava elegante, esticado e comprido, quase alcançava o céu.

     Quando chegava perto de uma roseira e sentia o cheiro das rosas, o boneco ficava todo gordo e pesado como um elefantinho.Para andar, até fazia um barulhão!

     Ah! o boneco de borracha estava cansado de tanto passear.Então, ele deitou-se no chão para descansar e...surpresa!Ele ficou pequenininho, encolhidinho.Podia até  caber numa caixa de sapato.Bem pequeno mesmo!

     De repente, crescia, espalhava-se para todos os lados, crescia, crescia e crescia.Crescia tanto que ocupava um grande espaço no chão.

     Ficava pequeno de novo, pequeno, pequeno, bem pequeno.E adormecia todo pequenininho...

     Até que amanheceu e chegou o sol. O boneco de borracha, que estava quietinho, foi se mexendo devagar, esticando-se para todos os lados, esticando os pés as pernas, o tronco, os dedos, as mãos e os braços.

     Ele levantou-se e virou gente.

     Agora, sim, ele consegue conversar, falar bem baixinho com quem está perto dele.

     Essa é a história do boneco de borracha que virou gente.

     Autor desconhecido.

V Coordenação Coletiva Especial/2013 – Troca de Experiências entre Professores

Escola Classe 02 do Arapoanga

Por: Sandra Dantas e Julia Virginia de Moura – SEAA –Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!