quarta-feira, 26 de junho de 2013

"Projeto“Ler e Escrever Com Muito Prazer”- Prof.ª Dirce–2º Ano “C”

 

DSC06634

“Imagine a seguinte cena: uma criança sentada no colo de um adulto, embevecida, ouvindo palavras que se movem como a água, palavras que falam de fadas, dragões e gigantes de lugares distantes e imaginários”. O cérebro da criança pequena se prepara para ler bem antes do que jamais se poderia suspeitar e tudo começa na comodidade do colo de um ser querido.

A escola, porém, deve proporcionar às crianças as oportunidades de aprendizagem que lhes são negadas pelas circunstâncias sociais e familiares. Aprender a ler e escrever pode ser uma experiência extremamente agradável e simples, mas também penosa e frustrante. “Nenhuma criança deveria sentir-se incapaz de alcançar esse dom, nem deveria ser privada de ocasiões para fazê-lo.” Prof.ª Dirce José da Silva.

         A professora Dirce - 2º Ano “C”, após o resultado da Provinha Brasil percebendo as dificuldades dos alunos  construiu um projeto de leitura “Ler Escrever Com Todo Prazer”, com a finalidade de melhorar o desempenho dos alunos na escrita e na leitura.

        Este projeto foi apresentado aos professores da Escola, na V Coordenação Coletiva Especial 2013,

após as Oficinas de Formação Continuada aos Professores, no momento dedicado aos professores para “Troca de Experiências e Práticas Pedagógicas Inovadoras”.

    DSC06636    O projeto se constitui desenvolver o hábito da leitura, semanalmente, de um livro de literatura infantil, com leitura e exploração do texto, pelo professor e alunos e em seguida os alunos levam pra casa os livros lidos na sala. Ao trazer de volta, o aluno faz a leitura para toda a turma sendo registrado o seu desempenho e com menções incentivadoras ao melhor desempenho.

Atividades:

  • Reescrita, interpretação, apreciação, recontos orais, mudança do final da história e uso de palavras chaves para construção de palavras e frases, são algumas atividades previstas, uma vez que no momento em que o aluno faz a leitura na sala, o próprio aluno que leu ou a turma sinaliza as necessidades descobertas na construção da linguagem escrita e oral.
  • Os mais diversos gêneros literários são usados: poesias, gibis, receitas culinárias, rótulos, músicas, reportagens em jornais e revistas... textos significativos para o aluno, relacionados com o seu cotidiano.
  • Construção de um mural de notícias.DSC06798

O Projeto se constitui de:

DSC06660Uma lista de frequência de leitura: nome do aluno, semana e a menção recebida por cada trabalho literário realizado.

Com uma página para cada aluno com um percurso simbolizado por uma pista de corrida, uma carro e no final um troféu, com faixas (cada faixa para trabalho com a leitura e escrita), numeradas de 1 a 30, que vão sendo coloridas, á medida que o aluno participa e com a menção que o professor, junto com os colegas, avaliou o seu desempenho: R : Regular; B: Bom; E: Excelente. DSC06962

 

V Coordenação Coletiva Especial/2013“Troca de Experiências e Práticas Pedagógica entre Professores”

Escola Classe 02 do Arapoanga

 

Por: Sandra Dantas e Júlia Virginia de Moura – SEAA

Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!