sábado, 15 de junho de 2013

Construção da Escrita e Leitura– “Copa das Confederações” na Sala de Aula– 3º Anos - EF

 DSC06550    A Oficina de Leitura para professores de 3º Anos, na V Coordenação Coletiva Especial/2013, apresentadas pela professora coordenadora Ludmila e pela vice-diretora Vanessa Oliveira consistiu em sugestões de atividades interventivas para turmas de 3º Anos alcançando todos os níveis: pré-silábico, silábico, alfabético e ortográfico assim como para os alunos especiais (flexibilizando as atividades de acordo com a adaptação curricular).

     As atividades foram desenvolvidas pelos professores, e como os conteúdos são adequados, também, aos alunos de 1 º e 2º anos, assim como os alunos de 4º e 5º alunos (alunos ortográficos), todos os professores de 1º ao 5º Anos também participaram desta Oficina.

     Lembrando que em turmas de alfabetização as atividades quando são significativas para os alunos se obtém melhores resultados, o tema escolhido foi a Copa das Confederações, em que na mídia brasileira não se fala de outro assunto, sendo o futebol a paixão de todos os brasileiros e assim também das crianças.

     As coordenadoras solicitaram aos professores participantes o desafio da descoberta do que toda a turma iria fazer nesse dia, na sala de aula. Dividindo a turma em grupos, cada grupo recebendo um alfabeto móvel, foram dadas as pistas para que cada grupo formasse com o alfabeto móvel o nome do tema da aula.

As pistas se constituíram de propostas de encontrar letras e formar palavras através do alfabeto móvel:

DSC06587

Pistas

1. Procurar três vogais diferentes na palavra BORBOLETA. ( O-E –A)

2. Três letras de cada vogal encontrada. (OOO –EEE – AAA)

3. Quarta letra do alfabeto.( D )

4. A letra que está no começo da palavra FIM. (F )

5.a letra que inicia a palavra CONSTRUÇÃO. (C )

6. O Rato Roeu a Roupa do Rei de Roma. (R )

7. Usamos uma linha e uma curva para escrever esta letra. ( P )

8. Para escrevê-la precisamos de duas curvas. ( S )

9. Uma das letras vocês terão que adivinhar.

O tema foi formado: COPA DAS CONFEDERAÇÕES

DSC06590

(Estas pistas são adaptadas às capacidades dos alunos de domínio do conhecimento das letras e da formação das palavras: fácil, médio ou difícil).

   Os professores, após formarem o tema da aula, receberam um texto contendo todas as informações sobre a Copa das Confederações. Para os alunos que ainda não dominam a escrita, pode-se ler o texto ou transcrevê-lo numa folha e colar na lousa e ser lido pelo professor. As atividades de escrita e leitura  vão ser realizadas a partir desta motivação desafiadora da descoberta do tema e o conhecimento deste evento esportivo que acontece hoje, no Brasil.

    Atividades:

Cada grupo recebe um envelope contendo palavras, relacionadas com o texto  COPA DAS CONFEDERAÇÕES  (se os alunos são pré-silábicos: letras, silábicos: silabas), que deverão formar:

  • palavras ou frases
  • construir textos
  • DSC06704

DSC06537  DSC06595

Outra atividade proposta foi descobrir no caça-palavras (montado com tampinhas de refrigerantes, em que cada palavra encontrada seria destacada com uma liguinha de borracha), palavras relacionadas com a COPA DAS CONFEDERAÇÕES, como: COPA, BOLA FUTEBOL, BRASIL, E NOMES DOS PAÍSES PARTICIPANTES.

DSC06552   DSC06466 

DSC06557  DSC06558

DSC06559  DSC06562

Outra atividade que foi desenvolvida pelos professores dentro do tema descoberto “Copa das Confederações” foi a produção de textos, para turmas de 4º e 5º Anos:

    As Coordenadoras da Oficina distribuíram aos grupos latinhas que representavam os países participantes  da copa contendo um texto e figuras para serem usadas numa sequencia lógica e produzir texto (motivado pelo texto que veio na latinha). Esta atividade pode ser usada nos 3º anos e 2º anos, o texto lido pelo professor. Nas turmas de 1º ano, os grupos colocam as figuras na sequencia lógica e produzem um texto coletivo, registrado pela professora.

DSC06702  DSC06701

DSC06698

DSC06549 DSC06578

DSC06581  DSC06584

Outras sugestões de como trabalhar com a  construção de palavras e produção de textos para turmas inclusivas, 1º, 2º e 3º anos:

  • Colocar as figuras na ordem alfabética.
  • Indicar a letra inicial da figura.
  • Escrever o nome da figura.
  • Identificar no texto a localização do nome das figuras.
  • Recontar a história oralmente.
  • Registrar espontaneamente e coletivamente os textos.
  • Formar frases com as figuras.
  • Identificar vogais e consoantes no nome das figuras.
  • Listar outras palavras iniciadas com a mesma letra

     Esta oficina foi bastante apreciada pelos professores e o tema atual foi bem motivador para que os professores levassem para a sala de aula atividades adaptadas às suas turmas. Vejam as imagens do trabalho que já foi inciado pelos professores  com suas turmas e depois estaremos mostrando a atividade que foi desenvolvida em sala de aula.

Professora Dirce – 2º Ano

DSC06676

DSC06677    DSC06673

Professora Rosane Bueno – 3º Ano

DSC06686  DSC06680

DSC06681  DSC06689

Por: Sandra Dantas e Julia Virginia de Moura – SEAA -(Equipe de Apoio à Aprendizagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!