segunda-feira, 29 de abril de 2013

Teatro de Sombras–“ A Melhor Família do Mundo”–na Culminância da IV Parada Literária

 amf      Na Culminância da IV Parada Literária, o “Teatro de Sombras” apresentado pelas professoras das turmas dos 4º anos, com o tema adaptado do livro "A melhor Família do Mundo", da escritora espanhola Suzana López e do ilustrador também espanhol Ulisses Wensell, que descreve uma história de adoção. Carlota, a personagem principal, recebe a notícia que havia sido adotada, e seu primeiro pensamento é: "Espero que seja a melhor família do mundo". Ansiosa com a novidade. ela começa a imaginar como seria essa família...
Participaram desta apresentação as professoras: Raquel, Nayara, Adriana Vieira, Josi e Sandra Brunetto
      O teatro de sombras  utiliza figuras recortadas minuciosamente em papel cartão preto, representando personagens. Nesta atividade, o mais importante é criar formas inusitadas, pois esse tipo de dramatização proporciona alegria, interesse e participação da criança, que é levada a um mundo de sonhos e fantasias através de boas histórias.
      Tem como objetivos promover conhecimentos diversos. E levar os alunos as
riquezas que a leitura de um livro proporciona: das descobertas da escrita transmitindo conhecimentos e nos transportando para mundos desconhecidos reais ou imaginários, através da música, poesia, dramatizações,  teatro. E de forma fantástica, o teatro de sombras.
     Pensando em algo que pudesse transmitir à criança alguns valores e sentimentos a serem cultivados, estando nas vésperas do dia das mães, esse livro foi escolhido pelas professoras.
Pedagogicamente as professoras levaram para sala de aula as sugestões de atividades continuadas, após a apresentação do teatro de sombras:
Leitura e escrita,
Textos coletivos,
Vocabulário,
Pesquisa,
Esquema corporal.
Orientação e localização espacial,
Dramatizações,
Pinturas, desenhos
valores: família.
Trabalhos dos Alunos de 4º e 5º Anos
DSC05765DSC05760  DSC05761  DSC05762 DSC05763
DSC05764  DSC05770
DSC05775  DSC05774
 
Culminância da IV Parada Literária/2013
Escola Classe 02 do Arapoanga – Planaltina/DF



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!