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PROJETO DE ATENDIMENTO INTERVENTIVO AOS ALUNOS COM
TRANSTORNOS FUNCIONAIS
IDENTIFICAÇÃO
PROJETO
(“Os Alunos com Transtornos Funcionais são os especificados
como: dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e
hiperatividade, entre outros” MEC, 2008, p.15
Em
acordo com as ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS da Secretaria de Estado de Educação do
Distrito Federal, os alunos com Transtornos Funcionais, e especificamente os
TDHA e os portadores de Dislexia, diagnosticados nessa Unidade Escolar, serão
atendidos pelo trabalho do Serviço Especializado Equipe de Apoio Pedagógico:
“Articulação dos Profissionais da Sala de Recursos,
com os Serviços de Orientação Educacional e Equipe Especializada de
Apoio à Aprendizagem para atendimento aos estudantes com Transtornos Funcionais,
(OP. Pág.90- Ed. Especial)”
Uma
vez que estes alunos, após terem sido encaminhados pelo professor e passado por
todo o processo interventivo PAIQUE, pela Equipe Especializada de Apoio á
Aprendizagem, cujas possibilidades de intervenção, nos 3 (três) níveis do
Paique foram esgotadas, serão encaminhados para diagnóstico diferencial e
atendimento no SEEAA.
JUSTIFICATIVA
Diante
das necessidades que estes alunos têm de receber atividades em classe, Adaptações
Curriculares e complementares extraclasse, um atendimento de forma
mais individualizada, que possa minimizar a defasagem de aprendizagem causada
pelo transtorno de que são portadoras, e mediante os serviços de apoio – Equipe
Especializada de Apoio á Aprendizagem, Sala de Recursos, Coordenador e
Supervisão Pedagógica, existentes em nesta Instituição, estes alunos serão
atendidos segundo as suas necessidades educacionais.
OBJETIVOS
As
Ações Pedagógicas deste projeto estão voltadas Adaptação Curricular, se for
necessário ao aluno em sala de aula, e extraclasse para o desenvolvimento da
psicomotricidade, de forma lúdica, que promove do desenvolvimento da atenção,
concentração, percepção, localização espacial, lateralidade... O exercício
nas sessões de psicomotricidade faz com que o vocabulário psicomotor da criança
se desenvolva com maior significado, tendo maior aquisição de vivências, com
repercussões significativas no processo de letramento repetindo as informações
e conteúdo escolar, ampliando o conhecimento prévio
. Oficinas de auto estima, que são muito
importantes, uma vez que o aluno TDHA, quanto o Disléxico tem tendências a
hiperemotividade, apresentando déficit de afetividade, a se sentir
desvalorizado e inseguro, o que vai influenciar no desenvolvimento de suas
habilidades e competências, assim como no processo de inclusão social.
CRONOGRAMA
O projeto será executado durante todo o ano
letivo, com atendimentos semanais, no horário contrário das aulas, a pedagoga
da Equipe de Apoio á Aprendizagem.
AVALIAÇÃO
A avaliação será baseada na observação e no
acompanhamento das atividades individuais e coletivas. Diagnóstica e contínua a
constatação dos avanços obtidos pelos alunos, considerando as dificuldades
enfrentadas no processo e a busca de soluções, através de registros que
possibilitarão orientações para uma retomada de caminho, de planejamento, de
objetivos e/ou de conteúdos, contribuindo para reflexões significativas sobre
as condições de aprendizagem e inclusão social.
Planaltina
20 de março de 2011
Assinaturas:
Supervisora
Pedagógica__________________________________
Equipe Especializada de Apoio á
Aprendizagem____________________
Professora Regente_____________________________________
Direção_____________________________________________
Responsável ________________________________________________
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