segunda-feira, 22 de abril de 2013

Projeto Interventivo da Escola Classe 02 - Alunos com transtornos funcionais - TDAH, Dislexia e outros...





PROJETO DE ATENDIMENTO INTERVENTIVO AOS ALUNOS COM TRANSTORNOS FUNCIONAIS

 IDENTIFICAÇÃO
PROJETO

(“Os Alunos com Transtornos Funcionais são os especificados como: dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, entre outros” MEC, 2008, p.15

           Em acordo com as ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, os alunos com Transtornos Funcionais, e especificamente os TDHA e os portadores de Dislexia, diagnosticados nessa Unidade Escolar, serão atendidos pelo trabalho do Serviço Especializado Equipe de Apoio Pedagógico:

Articulação dos Profissionais da Sala de Recursos, com os Serviços de Orientação Educacional e Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem para atendimento aos estudantes com Transtornos Funcionais, (OP. Pág.90- Ed. Especial)”



         Uma vez que estes alunos, após terem sido encaminhados pelo professor e passado por todo o processo interventivo PAIQUE, pela Equipe Especializada de Apoio á Aprendizagem, cujas possibilidades de intervenção, nos 3 (três) níveis do Paique foram esgotadas, serão encaminhados para diagnóstico diferencial e atendimento no SEEAA.


JUSTIFICATIVA

      Diante das necessidades que estes alunos têm de receber atividades em classe, Adaptações Curriculares e complementares extraclasse, um atendimento de forma mais individualizada, que possa minimizar a defasagem de aprendizagem causada pelo transtorno de que são portadoras, e mediante os serviços de apoio – Equipe Especializada de Apoio á Aprendizagem, Sala de Recursos, Coordenador e Supervisão Pedagógica, existentes em nesta Instituição, estes alunos serão atendidos segundo as suas necessidades educacionais.



OBJETIVOS
          Com o foco da Inclusão Social, o atendimento que o aluno receberá, estará direcionado não, somente para suas limitações, dificuldades de aprendizagem, porém, através da Equipe Especializada de Apoio á Aprendizagem em consonância com sua sala de aula, visando uma plena inclusão social.

 AÇÕES PEDAGÓGICAS


         As Ações Pedagógicas deste projeto estão voltadas Adaptação Curricular, se for necessário ao aluno em sala de aula, e extraclasse para o desenvolvimento da psicomotricidade, de forma lúdica, que promove do desenvolvimento da atenção, concentração, percepção, localização espacial, lateralidade... O exercício nas sessões de psicomotricidade faz com que o vocabulário psicomotor da criança se desenvolva com maior significado, tendo maior aquisição de vivências, com repercussões significativas no processo de letramento repetindo as informações e conteúdo escolar, ampliando o conhecimento prévio

.   Oficinas de auto estima, que são muito importantes, uma vez que o aluno TDHA, quanto o Disléxico tem tendências a hiperemotividade, apresentando déficit de afetividade, a se sentir desvalorizado e inseguro, o que vai influenciar no desenvolvimento de suas habilidades e competências, assim como no processo de inclusão social.



CRONOGRAMA



  O projeto será executado durante todo o ano letivo, com atendimentos semanais, no horário contrário das aulas, a pedagoga da Equipe de Apoio á Aprendizagem.



AVALIAÇÃO

 A avaliação será baseada na observação e no acompanhamento das atividades individuais e coletivas. Diagnóstica e contínua a constatação dos avanços obtidos pelos alunos, considerando as dificuldades enfrentadas no processo e a busca de soluções, através de registros que possibilitarão orientações para uma retomada de caminho, de planejamento, de objetivos e/ou de conteúdos, contribuindo para reflexões significativas sobre as condições de aprendizagem e inclusão social.





                                                                              Planaltina 20 de março de 2011





 Assinaturas:



  Supervisora Pedagógica__________________________________



 Equipe Especializada de Apoio á Aprendizagem____________________



Professora Regente_____________________________________



Direção_____________________________________________



Responsável ________________________________________________



    




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!