quarta-feira, 24 de abril de 2013

Lanche Literário–IV Parada Literária–“O Lobo Barriga Vazia”–3º Ano “E”

clip_image001

Dentro das atividades de leitura e escrita – gêneros literários – a professora Jussara do 3º Ano “D”, vem desenvolvendo desde o início do ano letivo um projeto de leitura, em que os alunos já estão lendo, interpretando, reproduzindo os textos que mais gostaram, com capas ilustradas.

Na programação da Parada Literária as turmas do 3º Ano participaram do “Lanche Literário”, em que um lanche especial foi servido e os alunos partilharam este lanche em um “pic-nic” em sala de aula, com baús e sacolas de livros de literatura infantil. Os alunos sentaram ao redor de uma toalha, no piso da sala, e ficaram divididos entre tomar o lanche ou escolher os livros que queriam ler.

clip_image002A professora deu início ao “Lanche Literário” retomando as atividades anteriores que já estavam sendo trabalhadas – o melhor livro que já li – entrelaçando as duas atividades, usando a motivação para o título “Lanche Literário”, a leitura do livro “O Lobo Barriga-Vazia” de

Béatrice Garel e Muzo, cuja trama conta a história de um lobo que se desespera procurando alimento, pois receberia a visita de um ogro e acaba por tirar (escondido) da bruxa um lanche enfeitiçado. A partir daí a professora correlacionou o alimento para o corpo e o alimento da mente, da inteligência. Os alunos responderam sem muito pensar que esse alimento é a leitura que enche os pensamentos de conhecimentos, de coisas divertidas e boas. foram trabalhados também os valores contidos na história, como adquirir seu próprio lanche sem tirar do outro e as consequências que tem, e a participação da turma é sempre muito surpreendente, interativa e rica.

clip_image003clip_image004

“Lobo Barriga-Vazia” – de Béatrice Garel e Muzo

A professora Jussara reforçou a descoberta da importância da leitura, pediu que os alunos coletivamente fizessem o reconto do “Lobo Barriga-Vazia” e em seguida os alunos escolheram os livros que gostariam de ler e cada um procurou um cantinho da sala para ler, sozinho e/ou partilhando com os colegas as descobertas com os noclip_image005vos livros.

clip_image006

clip_image007clip_image008

clip_image009clip_image010

No final das atividades o quadro do mural do “Lanche Literário” foi concluído com as capas ilustradas e recontos escritos (reproduções de textos) dos livros que mais gostaram.

clip_image011

Todas as turmas de 3º Ano participaram desta atividade.

clip_image012

clip_image013

clip_image014clip_image015

clip_image016clip_image017

     A professora Jaqueline e sua turma  - 5º Ano “A”, escolheu realizar o “Lanche Literário” bem à vontade na área da quadra da Escola:

DSC05608  DSC05609  DSC05610

 

Projeto de Leitura – “Parada Literária” – iniciativa da

Equipe Gestora da Escola

Supervisora Pedagógica – Franci Barros

Equipe de Coordenadores Pedagógicos – Professoras Nete, Karine, Wilma e Ludimila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!