sábado, 27 de abril de 2013

Atividades 2º Ano “C”–Reconto e Aspectos Formativos da Produção de Textos

clip_image001A professora Dirce do 2º “C” após a apresentação da dramatização da “Dona Baratinha” (Ana Maria Machado), encenação da qual fez parte, e o trabalho de leitura do livro “A Menina que Odiava Livros” – (Manjusha Pawagi e Jeanne Franson) história/slide, trabalhou com os alunos, em sala de aula, os aspectos que uma história traz:  inúmeras possibilidades de aprendizagem. Entre elas estão os valores, que foram identificados pelos alunos no reconto oral contidos no texto, os quais se tornaram  objeto de diálogo com as crianças, possibilitando a troca de opiniões e o desenvolvimento de sua capacidade de expressão oral e escrita. Após este “explorar” do tema do livro “Dona Baratinha” a professora propôs aos alunos um reconto, sabendo que experiências felizes com a literatura infantil em sala de aula são aquelas em que a criança interage com os diversos textos trabalhados de tal forma que possibilite o entendimento do mundo em que vivem e que construam, aos poucos, seu próprio conhecimento.

clip_image002clip_image003

     Inicialmente uma produção coletiva e colaborativa do conhecimento, implicando em: organização, por parte do grupo, do que se vai escrever com fundamento o que viram e ouviram.

clip_image004clip_image005

clip_image006clip_image007

     Os aspectos formativos na produção do texto foram assinalados como parte importante para que qualquer um dos seus alunos pudesse perceber ser capaz de  se tornar um escritor tão bom quanto o autor dos livros lidos e interpretados:

• Utilizar corretamente a linguagem objetiva;
• mantendo a característica do texto narrativo;
• Narrar fatos com começo, meio e fim;
• Localizar os elementos constituintes de texto
narrativo (personagens, ações, conflitos, tempo
e espaço);

clip_image008clip_image009clip_image010

Todo esse trabalho teve como objetivo a descoberta de que ler e escrever é uma possibilidade de todos e não somente de alguns. A escrita de histórias, mostrando que as mesmas passam por um processo de construção dos esquemas textuais e que a história completa (situação inicial, desenvolvimento e desfecho) fica compreensível e bem divertida para quem vai ler.

IV Parada Literária – Escola Classe 02 do Arapoanga

Planaltina-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!